José Guimarães: 'é inadmissível que o mercado queira comprometer um programa eleito pelo povo'
De acordo com o parlamentar, 'o projeto vitorioso nas urnas, liderado por Lula, tem como prioridade a redução das desigualdades sociais'
247 - O deputado federal José Guimarães (PT-CE) alertou nesta sexta-feira (8) para a necessidade de o governo preservar os investimentos públicos, e não ceder totalmente à pressão do mercado para um corte de gastos. A reunião do governo com seus ministros acabou nesta sexta, mas não houve anúncios oficiais.
Segundo Guimarães, "o projeto vitorioso nas urnas em 2022, liderado por@LulaOficial, tem como prioridade a redução das desigualdades sociais e a garantia de direitos para o povo brasileiro". "É inadmissível que forças do mercado e da mídia tentem impor um pacote fiscal com o objetivo de retirar direitos e comprometer o programa pelo qual o presidente foi eleito", escreveu.
"O governo fará as correções e mudanças necessárias nos programas em execução, sem comprometer seu compromisso com o Estado de Bem-Estar Social. Não se submeterá à pressão indevida daqueles que buscam enfraquecer o governo e minar a legitimidade do programa vitorioso nas urnas. Isso é uma afronta ao desejo majoritário do povo brasileiro, que elegeu o presidente Lula para promover as mudanças que considera necessárias".
Uma diminuição nas despesas teria o objetivo de passar a mensagem de que está sendo feito um ajuste fiscal e, por consequência, atrair investidores com mais facilidade.
Alegando prejuízos para a população mais pobre que a proposta seja adotada, lideranças do campo progressista como os deputados federais Lindbergh Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do partido, criticaram a suposta pressão feita por representantes do capital financeiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: