TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Aliados de Tarcísio cobram definição de Bolsonaro: 'dezembro é o limite' para apoiar candidatura ao Planalto

      Leitura é de que uma campanha presidencial não poderia ser construída a partir de março do ano que vem, quando termina o prazo para descompatibilização

      Tarcísio Freitas e Bolsonaro (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Aliados próximos ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estabelecem o mês de dezembro como o prazo decisivo para que Jair Bolsonaro (PL) manifeste apoio formal à candidatura presidencial do aliado em 2026, destaca a CNN Brasil.

      Embora a legislação eleitoral permita que Tarcísio permaneça no cargo até março de 2026 — data-limite para desincompatibilização —, integrantes do entorno do governador consideram esse cronograma inviável do ponto de vista político. “É uma formalidade”, afirmam. A leitura é de que uma campanha presidencial não poderia ser construída de forma robusta em apenas seis meses, o que tornaria indispensável uma definição até o fim de 2025.

      Caso Bolsonaro — atualmente inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  e réu no Supremo Tribunal Federal  (STF) pela suposta participação em uma trama de golpe de Estado — não dê sua "bênção" até dezembro, a tendência é que Tarcísio se concentre na disputa pela reeleição em São Paulo. Essa hipótese tem ganhado força entre figuras que acompanham os bastidores do Palácio dos Bandeirantes.

      Apesar da inelegibilidade, Bolsonaro continua se apresentando como o nome da direita para a próxima eleição presidencial. Ainda assim, interlocutores de Tarcísio avaliam como remota a possibilidade de o ex-mandatário conseguir reverter sua situação na Justiça.

      Curiosamente, esse impasse não é visto com maus olhos por todos os aliados de Tarcísio. Alguns avaliam que a indefinição sobre a sucessão de Bolsonaro funciona como uma espécie de escudo político: com o campo conservador ainda indefinido, a gestão paulista se manteria parcialmente protegida de ataques mais incisivos da oposição, que poderia se intensificar caso ficasse claro que Tarcísio enfrentaria Lula em 2026.

      Em declarações públicas, o governador tem reiterado sua disposição em buscar a reeleição ao governo de São Paulo. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados