Anatel faz plantão com prazo indeterminado em 'caçada' após interferência que afetou voos em Guarulhos
Companhias registraram atrasos e cancelamento para decolagens no aeroporto
247 - Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão em plantão por prazo indeterminado para investigar as causas da interferência no Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). Voos de companhias aéreas registraram atrasos e cancelamentos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os aeroportos brasileiros movimentaram 56,2 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2024, alta de 4,4% em relação aos primeiros seis meses de 2023. Guarulhos liderou, com 20,3 milhões. Em seguida ficaram Congonhas, em SP (10,8 milhões), Brasília, no Distrito Federal (6,9 milhões), Galeão, no Rio (6,5 milhões), e Campinas, em SP (5,7 milhões).
Em 2023, Guarulhos recebeu 41,3 milhões de passageiros, aproximando-se dos números pré-pandemia de 2019 (43 milhões). Congonhas ficou na segunda posição, com mais de 22 milhões de passageiros, um número 0,5% inferior ao de 2019. O Aeroporto de Brasília apareceu em terceiro, com mais de 10 milhões de passageiros.
De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (4) pelo Portal G1, a Gol afirmou que seis voos foram cancelados em Guarulhos A Latam informou que algumas decolagens sofreram atrasos. A Azul confirmou que dois voos foram cancelados e que cinco decolaram com atraso.
Agentes localizaram uma torre de celular no Pari, região central da capital paulista, que é suspeita de ser a fonte do problema. São necessários mais detalhes para determinar as causas da interferência.
O gerente regional da Anatel, Marcelo Scabarozi, afirmou que as equipes chegaram a desligar a torre em São Paulo, e a interferência desapareceu. O problema não retornou após o religamento. "Esse tipo de investigação é um processo de exclusão de possibilidades por testes e ensaios. Nossa maior dificuldade é quando os sinais são intermitentes; temos que 'aguardar' seu retorno".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: