Campanha de Pablo Marçal registra boletim de ocorrência contra Datena após agressão em debate
O caso foi registrado como lesão corporal e injúria no 78º Distrito Policia
247 – A campanha do candidato à presidência Pablo Marçal (PRTB) registrou, na madrugada desta segunda-feira (16), um boletim de ocorrência contra o também candidato José Luiz Datena (PSDB). A denúncia foi feita após uma agressão física ocorrida durante o debate promovido pela TV Cultura, na noite de domingo (15). O documento, assinado pelo advogado de Marçal, Tássio Renam, relata que o influenciador foi atingido por uma cadeira arremessada por Datena, causando lesões "na região da cabeça, tórax e costelas".
Segundo reportagem do Metrópoles, O caso foi registrado como lesão corporal e injúria no 78º Distrito Policial (DP), localizado nos Jardins, zona oeste da capital paulista. De acordo com informações do advogado, Pablo Marçal foi levado ao Hospital Sírio-Libanês para passar por um exame de corpo de delito. "Estou me deslocando para a delegacia para formalizar as queixas e pedir o exame, porque foi uma agressão grave. Todas as medidas legais serão tomadas para punir o candidato Datena", declarou Tássio Renam em entrevista coletiva concedida em frente ao hospital.
O episódio de violência teve início durante o quarto bloco do debate, quando os ânimos se exaltaram após Marçal relembrar uma acusação de assédio sexual movida contra Datena. O influenciador provocou o candidato do PSDB, referindo-se a um episódio anterior em que Datena teria ameaçado agredi-lo fisicamente. "Você é um arregão! Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa e falou que queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso", desafiou Marçal.
A resposta de Datena veio de forma explosiva. Visivelmente irritado, o jornalista levantou-se, pegou a cadeira que estava sendo usada pela candidata Marina Helena (Novo), e foi em direção a Marçal. Mesmo advertido pelo mediador do debate, Leão Serva, Datena arremessou o objeto contra o influenciador, acertando-o. Em seguida, os dois continuaram discutindo, sendo necessário o intervalo para controlar a situação.
Em declarações à imprensa logo após o debate, Datena não demonstrou arrependimento pelo ocorrido. "Claro que não", respondeu ele, quando questionado se se arrependeria de ter agredido o adversário. O jornalista afirmou que perdeu a paciência após ser acusado de um crime que, segundo ele, não cometeu. A acusação de assédio se refere a um processo movido pela jornalista Bruna Drews, ex-repórter de seu programa, que acabou sendo arquivado pela Justiça.
"Esse cidadão me acusou injustamente de um crime que já foi arquivado. Minha sogra morreu durante esse período de mentiras. Ela teve três AVCs e não resistiu. Eu senti que devia a ela uma satisfação", justificou Datena. Em outro momento da entrevista, o jornalista disparou: "Eu fui acusado por um canalha, que ontem mesmo me convidou para tomar um café e eu recusei".
A campanha de Pablo Marçal cancelou todas as agendas previstas para esta segunda-feira, e o candidato permanece em observação no Hospital Sírio-Libanês. Até o momento, não há um boletim médico oficial divulgado pela instituição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: