Cemig e Copasa: governo Romeu Zema encaminha privatizações à Assembleia
Nas estimativas do Executivo mineiro, as empresas têm valor estimado em cerca de R$ 15 bilhões
247 - O governo de Minas Gerais, comandado por Romeu Zema, protocolou nesta quinta-feira (14) dois projetos de lei (PLs) para as privatizações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O governador em exercício Mateus Simões entregou as propostas a parlamentares da Assembleia Legislativa. Nas estimativas do Executivo, as empresas têm valor estimado em cerca de R$ 15 bilhões. O Estado mineiro tem 17% das ações da Cemig. Na Copasa, Minas possui mais de 50% do controle.
De acordo com o vice-governador, a ideia é que a Cemig passe por um processo denominado ‘corporation’, quando as ações da companhia seriam disponibilizadas no mercado, mas com o governo estadual mantendo poder de veto em decisões estratégicas, a chamada ‘golden share’. Na Copasa, a proposta é uma privatização mais tradicional com o repasse das ações do estado à iniciativa privada.
Na Assembleia, os projetos precisam ser analisados em comissões temáticas e depois na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) antes de ir à votação no plenário em primeiro turno.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: