Convenção do PSDB para aclamar candidatura de Datena em São Paulo começa com confusão
Grupo que defende o apoio da legenda ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas próximas eleições, está promovendo protestos no local da convenção
247 - A convenção do PSDB que tem como objetivo aclamar José Luiz Datena como o candidato do partido à prefeitura de São Paulo, realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) neste sábado (27), começou com tumulto. Um grupo de dissidentes tucanos, liderado pelo ex-presidente do diretório municipal, Fernando Alfredo, que defende o apoio da legenda ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas próximas eleições, está promovendo protestos no local.
Segundo o jornal O Globo, os manifestantes, identificados com camisetas estampadas com "Militância Tucana - Respeitem nossa história", instalaram um carro de som que toca declarações passadas de Datena contra o partido, como "Aécio deveria estar preso", "acho que ele recebeu propina mesmo" e "se o Aécio for preso eu venho de cueca apresentar o programa".
Ainda conforme a reportagem, o grupo está usando apitos e buzinas e, aos gritos de "democracia", tenta forçar a entrada no plenário da Alesp. Apesar do clima tenso, ainda não houve agressões. A Polícia Militar (PM) foi chamada para tentar organizar o início do evento. Mario Covas Neto, presidente da federação PSDB-Cidadania, chegou a ser barrado pela PM ao tentar acessar o plenário por um corredor congestionado pelos manifestantes. Fernando Alfredo estava pedindo calma aos seus apoiadores.
Com a candidatura de José Luiz Datena já confirmada pela direção nacional da federação PSDB-Cidadania, a convenção municipal tucana ainda precisa resolver algumas questões. Uma delas é a escolha do vice da chapa, que será anunciada pelo próprio Datena durante o encontro. O ex-senador José Aníbal, presidente do diretório municipal do PSDB, é o mais cotado para o cargo, seguido pelo ex-vereador Mário Covas Neto, tio do falecido prefeito Bruno Covas.
O anúncio da candidatura de Datena feito pela direção partidária na sexta-feira foi uma resposta ao cenário de dissidência. Segundo Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, o estatuto permite que a cúpula do partido decida em cidades com mais de 200 mil habitantes quando há "atrito" entre os filiados.
Para que a candidatura seja oficializada, o partido precisa registrar a candidatura na Justiça Eleitoral após a convenção, com prazo final até 15 de agosto. Aníbal não prevê mudanças no evento deste sábado e afirma que Datena será "aclamado" pelos líderes do partido.
Datena se filiou ao PSDB apenas em abril, após aparecer em eventos e considerar a possibilidade de ser vice da deputada federal Tabata Amaral em uma chapa com o PSB. Esse movimento foi uma estratégia de Tabata para garantir o apoio dos tucanos, mas a negociação esfriou quando Datena se mostrou competitivo nas pesquisas eleitorais em São Paulo, superando a deputada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: