Daniel Cara protesta contra uso de ChatGPT nas escolas após decisão de Tarcísio: IA é incapaz de substituir experiência em sala
Aulas digitais na rede pública de SP serão produzidas com inteligência artificial
247 - O educador Daniel Cara foi às redes sociais, nesta quarta-feira (17), contestar a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de permitir o uso da plataforma de inteligência artificial ChatGPT para produzir aulas digitais na rede estadual.
Segundo o professor, a medida pode levar à "desprofissionalização docente". "Em termos pedagógicos, nenhuma inteligência artificial é capaz de substituir a experiência em sala de aula que pauta o trabalho do curriculista", escreveu.
"EDUCAÇÃO: A EQUIVOCADA SUBSTITUIÇÃO DOS PROFESSORES POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - É lamentável a decisão do governador Tarcísio de Freitas (SP) e do secretário Renato Feder de entregar ao ChatGPT a formulação do material didático da rede estadual paulista. São Paulo conta com professores curriculistas, que agora perderão seu tempo corrigindo e treinando a ferramenta de Inteligência Artificial. Quem ganha é a OpenAI (dona do ChatGPT), cuja ferramenta está sendo divulgada, terá mais um mercado (material didático) e será treinada por bons profissionais. Quem perde são os estudantes, professores curriculistas, professores, o povo de São Paulo e o próprio país. É o ápice da desprofissionalização docente. Em termos pedagógicos, nenhuma inteligência artificial é capaz de substituir a experiência em sala de aula que pauta o trabalho do curriculista. É preciso impedir esse política, que coloca em risco a Educação de SP e do Brasil", diz Cara em postagem nas redes sociais.
Anteriormente, os materiais educacionais eram elaborados por professores especializados, conhecidos como curriculistas. No entanto, sua responsabilidade agora se estende para além da criação, incluindo a avaliação das aulas geradas pela inteligência artificial e a realização dos ajustes indispensáveis para garantir sua conformidade com os padrões pedagógicos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: