Datafolha: Politicamente, 28% dos moradores de São Paulo se dizem mais de direita e 21% mais de esquerda
De acordo com o levantamento, apenas 19% dos entrevistados em São Paulo se apresentam como seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
247 – A pesquisa Datafolha revelou nesta segunda-feira (3) que os moradores da capital paulista se identificam politicamente mais com a direita do que com a esquerda.
Dos entrevistados, 28% afirmam ser de direita, enquanto 21% declararam apoio à esquerda. Além disso, considerando aqueles que se posicionaram como centro-direita e centro-esquerda, os campos políticos somam 40% e 31%, respectivamente.
Durante o levantamento, foi proposto que os entrevistados se posicionassem em uma escala que varia de um, como o máximo de esquerda, a sete, que representa o extremo da direita. O resultado indicou uma média de 4,3 para a capital, apontando para uma proximidade maior com o espectro da direita.
Em relação à preferência por líderes políticos, apenas 19% dos entrevistados em São Paulo se apresentam como seguidores do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL). Já os que se declaram petistas na capital são 31%. Os eleitores neutros, por sua vez, alcançam 23% dos entrevistados.
Quanto ao conservadorismo, os grupos mais representativos foram os de menor nível de educação (índice 5 entre os que têm apenas o ensino fundamental), menor renda (com índice 4,5 entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos) e os evangélicos (índice 4,7).
Por outro lado, os eleitores que se identificaram mais com o campo político de esquerda foram os de maior nível de instrução (índice 3,8), maior renda (índice 3,4 entre os que ganham mais de 10 salários mínimos) e renda média (índice 4,2 entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos).
O estudo foi realizado na cidade de São Paulo, em 27 e 28 de maio, com a participação de 1.092 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado sob o número 08145/2024 na Justiça Eleitoral.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: