Debandada tucana faz do MDB a maior bancada em São Paulo
PSDB perdeu todos os seus vereadores na capital paulista, o que fortaleceu o grupo de Ricardo Nunes
247 – Na cidade de São Paulo, a saída em massa dos vereadores eleitos pelo PSDB fortaleceu o MDB, partido do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes. Com essa movimentação, o MDB agora detém a maior bancada na Câmara Municipal da capital paulista. Nesta semana, o PSDB perdeu seus oito vereadores, ainda sem definir sua estratégia para a próxima disputa eleitoral na cidade. A migração dos ex-tucanos também beneficiou PSD, PL, Podemos e União Brasil. Essas mudanças partidárias aconteceram próxima ao encerramento da janela de transferências partidárias, que se dá nesta sexta-feira (5).
Com a perda dos seus vereadores, o PSDB enfrenta uma crise interna, onde os parlamentares reclamam da falta de estrutura do partido para a próxima eleição municipal. João Jorge, que deixou a legenda após 32 anos de filiação, afirmou que a incapacidade do PSDB de formar uma chapa competitiva para a Câmara Municipal foi um dos motivos de sua saída. Enquanto os vereadores que abandonaram o PSDB mostram intenção de apoiar a reeleição de Nunes, o diretório municipal, liderado por José Aníbal, não parece disposto a colaborar com o prefeito, segundo reporta o jornal Valor.
Por outro lado, o MDB, que antes enfrentava um cenário de enfraquecimento na cidade, agora se vê fortalecido. Com a adesão de ex-vereadores tucanos e de outras legendas, o partido de Ricardo Nunes se torna a maior bancada na Câmara Municipal. Essa mudança estratégica coloca o MDB em posição privilegiada para a próxima eleição, buscando elevar o número de vereadores em outubro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: