Disputa interna no PRTB coloca candidatura de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo em xeque
Secretário-geral do PRTB entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para impedir a candidatura alegando irregularidades na convenção partidária
247 - O empresário Pablo Marçal (PRTB) enfrenta um desafio jurídico em sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Marcos André de Andrade, secretário-geral do PRTB, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para impedir a candidatura de Marçal, alegando irregularidades na convenção partidária que o escolheu como candidato. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Andrade, alega que a convenção não teve sua autorização, uma exigência do estatuto do partido.
Andrade solicitou a suspensão imediata da candidatura de Marçal e a anulação da convenção realizada no último domingo (4). Ele citou um artigo do estatuto do PRTB que exige que, em cidades com mais de 200 mil habitantes, convenções partidárias sejam realizadas apenas após "consulta formal e autorização expressa" do diretório nacional do partido. Caso contrário, a convenção é considerada nula.
No documento, ainda de acordo com a reportagem, Andrade incluiu conversas de WhatsApp com Leonardo Avalanche, presidente nacional do PRTB, mostrando que não autorizou o encontro para oficializar Marçal como candidato ao Executivo da capital paulista. O PRTB está dividido entre Avalanche e grupos rivais, que acusam o dirigente de violar acordos políticos e de irregularidades em sua eleição ao diretório nacional.
Pablo Marçal já declarou ter "zero preocupação" com as ações judiciais que buscam questionar a liderança do partido.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: