TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Edital inédito no RJ oferece bolsas de pesquisa para mães de vítimas da violência de Estado

    Mães participarão de uma pesquisa que se realizará ao longo de dois anos

    Operação policial em comunidade no Rio de Janeiro (Foto: Fernanod Frazão/Agência Brasil)

    Portal das Favelas - Nesta segunda feira, dia 15 de julho de 2024, foi publicado um Edital inédito no Estado do Rio de Janeiro que contempla 100 bolsas de extensão para mães de Vítimas da Violência do Estado, que receberão 700 reais mensais, por um ano, renovável por mais um, para serem pesquisadoras da UFRJ do Instituto de Psicologia, no programa de pós graduação em Teoria Psicanalítica. Essas bolsas estão vinculadas ao Termos de Execução Descentralizado entre a UFRJ e o Ministério da Justiça para financiamento da Ampliação da Rede de Pessoas Afetadas pela Violência do Estado (RAAVE).

    As mães participarão de uma pesquisa que se realizará ao longo de dois anos, que visa a implantação de uma política pública vinculada ao SUS e ao SUAS que fortalece o acesso à Justiça para casos de pessoas que sofrem toda sorte de agravo em Saúde Mental, por ter tido um familiar vitimado por ação letal de agentes públicos. Este Programa, portanto, trabalha para modificar a lógica colonial e escravocrata que funda o Estado necropolítico brasileiro, que se atualiza com os constantes ataques das ações policiais à população pobre que habita os territórios periféricos. Ao invés de defender o povo trabalhador do crime organizado, que aumenta no Rio de Janeiro de forma galopante, sobretudo tomando setores do Estado, a ação policial cada vez mais criminaliza as populações vulnerabilizadas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados