Erika Hilton acusa Sabesp de negligência em surto de virose no litoral paulista
Deputada cobra respostas sobre qualidade da água e ações preventivas da Cetesb e Secretaria de Saúde
247 - A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enviou ofícios à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para cobrar esclarecimentos sobre o aumento de casos de virose em cidades do litoral paulista, destaca a Folha.
Os documentos foram encaminhados ao presidente da Sabesp, Carlos Piani, ao diretor-presidente da Cetesb, Thomaz Toledo, e ao secretário de Saúde, Eleuses Paiva, exigindo informações detalhadas sobre as ações adotadas para controlar o surto que tem causado preocupação na região.
Cidades como Guarujá, Santos e Praia Grande, na Baixada Santista, e São Sebastião, no litoral norte, têm registrado um aumento expressivo de casos de virose. Os sintomas mais comuns incluem náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia, que têm afetado tanto moradores quanto turistas.
Em seu ofício, Hilton destacou que o volume de casos reportados vai além do padrão esperado para esta época do ano. “Os números relatados pela imprensa e autoridades saltaram aos olhos, e apesar da alta temporada e do aumento usual de viroses em virtude do turismo, tudo indica que o que está ocorrendo na região ultrapassa os registros dos anos anteriores”, escreveu a parlamentar.
Hilton ainda apontou para a possibilidade de uma causa "extrasazonal" e ressaltou a necessidade de uma investigação aprofundada. “Uma possível omissão ou falha nos serviços prestados, tanto pela Sabesp quanto pela Cetesb e a Secretaria de Saúde, evidencia a urgência de apurar condutas e responsabilidades, além de adotar medidas corretivas para proteger a saúde da população e evitar novos surtos.”
No documento, Hilton pediu à Sabesp e à Cetesb relatórios de análises da qualidade da água distribuída nas cidades afetadas nas últimas quatro semanas, procedimentos adotados para garantir a potabilidade e a identificação de possíveis falhas nos sistemas de tratamento ou distribuição.
À Secretaria de Saúde, a deputada requisitou dados sobre o monitoramento dos casos de virose, medidas preventivas e corretivas em curso, e ações de vigilância sanitária relacionadas à água e ao esgoto na região. Hilton também solicitou esclarecimentos sobre o suporte prestado às unidades de saúde e a implementação de estratégias para conter o avanço da contaminação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: