Faltando uma semana para a eleição, candidato bolsonarista participa de ato contra Moraes e Pacheco em BH
Bruno Engler participou de manifestação com críticas ao STF e ao presidente do Senado
247 - A sete dias do primeiro turno das eleições municipais, o candidato de Jair Bolsonaro (PL) à prefeitura de Belo Horizonte, deputado estadual Bruno Engler (PL), participou de um ato público com ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O evento, que ocorreu neste domingo (29) na Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital mineira, reuniu figuras como o senador Cleitinho (Republicanos) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
Conforme divulgado pelo jornal O Globo, o ato contou com a exibição de cartazes pedindo "Fora, Moraes" e um boneco inflável de Pacheco vestido de banana, com os dizeres "se não pautar, vamos cassar", em referência a um pedido de impeachment que tramita no Senado. Além de Moraes e Pacheco, o PSD, partido do presidente do Senado, também foi alvo de duras críticas, com os participantes incitando campanhas nas redes sociais contra os candidatos da legenda, como o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O evento começou com músicas gospel e o hino nacional, em um clima que os organizadores e participantes descreveram como "suprapartidário", sem conotação eleitoral. Engler, em fala à imprensa, destacou a natureza do evento: “estamos aqui como cidadãos, pela nossa liberdade. Temos esse direito de vir, não é um evento da minha campanha, mas uma demonstração de coragem”. Embora houvesse pedidos para que as bandeiras de candidatos fossem retiradas, a ligação do ato com a campanha de Engler era evidente, dado o envolvimento de seus principais apoiadores políticos.
Entre os aliados presentes, destacaram-se políticos de outros estados, como os senadores Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), além dos deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Marcel Van Hatten (Novo-RS). Bia Kicis, conhecida por sua defesa intransigente do bolsonarismo, discursou com veemência: “Nós estamos aqui porque essa é a terra do Pacheco, mas quero lembrar ao senhor Rodrigo Pacheco que moderação na defesa da Justiça se presta a injustiça”.
Estratégia de campanha e críticas
A participação de Engler no ato, a uma semana das eleições, marca um retorno à retórica bolsonarista mais radical, após dias de campanha em que o candidato adotou um tom mais moderado. Durante o debate promovido pela Record TV, no sábado (28), Engler surpreendeu ao trocar ataques por uma postura mais conciliadora, inclusive dirigindo-se com respeito à deputada federal Duda Salabert (PDT), uma de suas opositoras mais ferrenhas. Esse movimento estratégico, no entanto, parece ter sido temporário.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: