Funcionários que estavam de plantão quando homem morreu em UPA no Rio serão demitidos, diz secretário
José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, chegou lúcido e caminhando até a unidade, mas não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória
247 - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que todos os profissionais que estavam de plantão quando um homem morreu serão demitidos, informa O Globo. O caso ocorreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na noite da última sexta-feira (13). José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, chegou lúcido e caminhando até a unidade, mas não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, manifestou seu repúdio diante da situação. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou que "é inadmissível não perceberem a gravidade do caso" e determinou medidas rigorosas: "Todos os profissionais que estavam no plantão serão demitidos, responderão à sindicância e serão denunciados aos seus respectivos conselhos de classe".
Segundo a SMS, José Augusto chegou na UPA reclamando de dores pelo corpo e passou pela classificação de risco, onde permaneceu sentado na sala de espera aguardando atendimento. Testemunhas relataram em redes sociais que ele parecia estar bem ao chegar, mas perdeu a consciência pouco tempo depois. A equipe médica foi acionada assim que ele ficou desacordado e ele foi levado à Sala Vermelha para tentativa de estabilização, mas não resistiu.
A SMS informou que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e que as circunstâncias do caso estão sendo investigadas. Uma sindicância foi aberta para apurar as responsabilidades, com análise de imagens de câmeras de segurança e dos prontuários médicos.
A Polícia Civil também está acompanhando o caso. Em nota, a corporação informou que a ocorrência foi registrada na 41ª Delegacia de Polícia (Tanque) e que diligências estão em andamento para esclarecer todas as circunstâncias da morte.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: