Governo de SP alerta sobre golpe envolvendo deepfake de Tarcísio de Freitas
O vídeo fake afirma que o Procon-SP teria determinado a devolução de valores em dinheiro aos consumidores que usaram cartões de crédito para compras
247 – A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo abriu nesta sexta-feira (13) um inquérito policial para investigar o uso indevido de inteligência artificial em um vídeo fraudulento envolvendo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Golpistas utilizaram a técnica de deepfake para recriar a imagem e a voz do governador, divulgando informações falsas sobre uma suposta multa imposta pelo Procon-SP às operadoras de cartões de crédito.
O vídeo fake, que circula nas redes sociais, afirma que o Procon-SP teria determinado a devolução de valores em dinheiro (cashback) aos consumidores que usaram cartões de crédito para compras. Conforme relatou a CNN, a fraude orienta as vítimas a clicar em um link que imita o site oficial do Procon-SP e a inserir dados pessoais no local.
Em nota, o governo alertou que o Procon-SP e outras instituições estaduais não realizam campanhas de cashback e orientou a população a denunciar imediatamente “qualquer mensagem recebida sobre este tema”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: