TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Governo de SP terá 30 dias para responder sobre câmeras de PM, decide STF

      De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, deve ser apresentada uma definição da ordem de alocação prioritária dos dispositivos

      Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidiu conceder nesta terça-feira (11) um prazo adicional de 30 dias para que o governo de São Paulo se manifeste sobre as normas para o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares do estado.

      O ministro especificou que deve ser apresentada uma definição da ordem de alocação prioritária dos dispositivos, com a necessidade de uma análise de risco de letalidade policial. O estado deverá apontar indicadores de monitoramento e avaliação da efetividade da política pública de gravação da atuação dos agentes.

      O magistrado atendeu a um pedido feito pelo governo Tarcísio de Freitas, que solicitou à Corte uma definição clara sobre quando o acionamento dos aparelhos seria obrigatório.

      Nos últimos anos, políticos e ativistas sociais passaram a defender cada vez mais o uso de câmeras em uniformes da polícia do estado de São Paulo. O número de mortes cometidas pela PM paulista aumentou 65%, ao passar de 460 em 2023 para 760 em 2024, segundo ano do mandato do governador Tarcísio de Freitas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados