HOME > Sudeste

Justiça Eleitoral derruba perfis falsos que atacavam Rodrigo Neves em Niterói

Rodrigo Neves, que lidera as pesquisas eleitorais, tem sido alvo constante de uma campanha de desinformação nas redes sociais

Rodrigo Neves (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Justiça Eleitoral determinou, nesta terça-feira (11), a remoção de 20 perfis falsos que disseminavam ataques contra o candidato à prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), informa o jornal O Dia. A decisão, proferida pela juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral de Niterói, atendeu ao pedido dos advogados de Neves, que argumentaram que as contas na rede social Threads, pertencente ao Instagram, foram criadas para propagar informações falsas e ofensivas sobre o candidato e o atual prefeito da cidade, Axel Grael.

A rede social foi notificada para remover os perfis em até 24 horas e fornecer os dados dos responsáveis pelas publicações de fake news. Essa é a segunda decisão do tipo contra perfis que atacam Rodrigo Neves nesta campanha. No mês passado, outras 30 páginas falsas já haviam sido removidas após disseminarem desinformação contra o trabalhista.

Rodrigo Neves, que lidera as pesquisas eleitorais, tem sido alvo constante de uma campanha de desinformação nas redes sociais. Desde o início da corrida eleitoral, mais de 100 perfis falsos já foram retirados do ar por decisão judicial, mas os ataques continuam, impulsionados por grupos ligados à extrema direita e por seguidores que utilizam as redes sociais para divulgar notícias falsas.

Os ataques têm motivações políticas claras e estão sendo utilizados para desestabilizar a candidatura de Neves e a administração de Axel Grael. Para a equipe de campanha de Neves, entre os principais propagadores das fake news estaria um grupo ligado ao deputado federal Carlos Jordy (PL), também candidato a prefeito de Niterói.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados