MPE quer multar Boulos e Nunes por santinhos espalhados em SP
Distribuir material de campanha é permitido somente até as 22h do dia anterior à eleição
247 – O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça a aplicação de multas aos candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) devido aos "santinhos" espalhados pelas ruas de São Paulo durante o primeiro turno das eleições. Segundo o UOL, as multas variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, e ambos os candidatos têm dois dias para apresentar as defesas.
“A legislação eleitoral é clara - e até mesmo o simples bom senso e mínima civilidade seriam suficientes - que tal conduta de dispensar material de campanha pelas ruas e proximidades de locais de votação ('derrame de santinhos') é vedada, especialmente se feita no dia da eleição (em que nenhum tipo de propaganda ou campanha eleitoral é permitida), emporcalhando a cidade", registrou o promotor Nelson dos Santos Pereira Junior.
Procurado pelo UOL, Ricardo Nunes afirmou desconhecer o fato e negou ter distribuído santinhos. Guilherme Boulos, até o momento, não se pronunciou sobre o ocorrido.
Para o promotor, tanto Nunes quanto Boulos estavam cientes da proibição de distribuir material de campanha no dia da votação. O ato é permitido somente até as 22h do dia anterior à eleição, conforme a legislação brasileira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: