TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      ONU cita a Nasa: mar pode subir até 21 cm em duas cidades do estado do Rio até 2050

      A estimativa foi divulgada com base em um cenário de aquecimento global de 3°C até o final do século

      Mar destrói contenção de areia em Atafona, distrito da cidade de São João da Barra, Norte do estado do Rio (Foto: Divulgação|Defesa Civil)

      247 - A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta terça-feira (27) que o nível do mar pode subir de 12 cm a 21 cm até 2050 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e no distrito de Atafona, município de São João da Barra, Norte do estado. A estimativa foi divulgada com base em um cenário de aquecimento global de 3°C até o final do século.

      O nome do estudo é "Mares em elevação em um mundo em aquecimento: a ciência mais recente sobre os impactos atuais e as projeções futuras da elevação do nível do mar", ou "Surging Seas in a warming world: The latest science on present-day impacts and future projections of sea-level rise", em inglês. Ao divulgar os números, a ONU citou a Nasa - National Aeronautics and Space Administration (USA), ou Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (EUA).

      Atualmente, especialistas tentam limitar o aquecimento a 1,5ºC, de acordo com as metas definidas pelo Acordo de Paris. A ONU citou outras cidades, como New Orleans, nos Estados Unidos.

      A estimativa é que, no município americano, o nível da água suba até 46 cm daqui a duas décadas e meia. Entre 1990 e 2020, o nível do mar já aumentou 13 cm nessas áreas. As previsões indicam aumento adicional de até 21 cm nos próximos 30 anos, ou 16 centímetros em média.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados