Peeling de fenol: laudo aponta edema pulmonar agudo como causa de morte de empresário
Procedimento realizado em São Paulo resultou em parada cardiorrespiratória, levando à morte do paciente. Dona da clínica é indiciada por homicídio
247 - O laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica concluiu que o empresário Henrique Chagas morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória causada por um edema pulmonar agudo, após inalar fenol durante um tratamento de peeling em uma clínica de São Paulo. O procedimento ocorreu no dia 3 de junho deste ano no Studio Natalia Becker, localizado no Campo Belo, zona sul da capital paulista.
Henrique, de 27 anos, foi submetido ao tratamento de peeling de fenol, um procedimento químico destinado a escamar a pele e promover rejuvenescimento. O relatório do IML, divulgado nesta semana, indicou que a inalação do fenol causou lesões internas significativas em sua boca, epiglote, laringe, traqueia e pulmões, resultando em edema pulmonar agudo e subsequente falência respiratória, mostra o G1.
Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker nas redes sociais e proprietária da clínica, foi indiciada pela Polícia Civil por homicídio por dolo eventual, que ocorre quando se assume o risco de matar. Segundo a investigação, a falta de preparo e irregularidades no procedimento foram fatores cruciais para a tragédia.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) alerta que o peeling de fenol é um tratamento invasivo que deve ser realizado exclusivamente por médicos dermatologistas, devido aos riscos associados, como taquicardia e complicações respiratórias. Natalia, que se apresenta como esteticista e possui mais de 230 mil seguidores no Instagram, não tem formação médica. Ela realizou o procedimento após concluir um curso online de seis horas em 2023, ministrado pela farmacêutica e biomédica Daniele Stuart.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: