Prefeito de Guarujá bebe água do mar após surto de virose
Em um vídeo gravado no último domingo (12), na praia das Pitangueiras, ele aparece bebendo água do mar
247 - O prefeito de Guarujá (SP), Farid Said Madi (Podemos), protagonizou um gesto inusitado para reforçar a segurança dos banhistas na cidade. Em um vídeo gravado no último domingo (12), na praia das Pitangueiras, ele aparece bebendo água do mar e mergulhando, com o objetivo de provar que as praias locais estão limpas. A ação ocorreu em meio a um surto de virose que atingiu mais de 11 mil pessoas no litoral paulista apenas em janeiro, conforme levantamento da CNN.
“Nossas águas estão limpas. Venham para cá. Não percam a oportunidade. Eu vou entrar e mergulhar para mostrar que as nossas praias estão ótimas”, declarou o prefeito, incentivando turistas a visitarem a cidade.
Balneabilidade e medidas preventivas
Embora o boletim semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tenha apontado que praias como Perequê e Enseada (no trecho da Avenida Santa Maria) estão impróprias para banho, o mesmo documento atestou a qualidade da água na praia das Pitangueiras, local da gravação do vídeo do prefeito.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforçou a segurança das praias da região ao informar, por meio do Instituto Adolfo Lutz, que não foram identificados norovírus nas amostras de água potável coletadas em Guarujá e Praia Grande. A divulgação do resultado ocorreu na última terça-feira (14).
A SES-SP também anunciou que realizou reuniões técnicas com representantes das vigilâncias epidemiológicas e secretários municipais de saúde dos nove municípios da Baixada Santista para alinhar medidas no enfrentamento dos casos de gastroenterocolite aguda.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: