Quaquá anuncia guarda municipal armada e grupo especial de combate à criminalidade em Maricá
"Território foi feito para ser ocupado pelo Estado, não pela bandidagem. Bandido que entrar nas articulações do Estado… vai para a vala”, afirmou
247 - O prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), usou as redes sociais para apresentar um pacote de medidas visando o fortalecimento da segurança pública no município, o que incluiu a transformação da Guarda Municipal em uma força armada, acompanhada da criação de um grupamento especializado em ocupação territorial
“E a partir de hoje, nós vamos comunicando ao povo de Maricá. Nós vamos armar a guarda de Maricá. Agora o bicho vai pegar", diz Quaquá no vídeo em que aparece ao lado do secretário de Ordem Pública, coronel Júlio Veras, e do vereador Hadesh. “A diferença é que com inteligência artificial, a bandidagem que entrar em Maricá será seguida, abordada e presa”, ressaltou.
Ainda segundo o prefeito, o centro de monitoramento de Maricá, que hoje opera com cerca de 3 mil câmeras, será ampliado para mais de 7 mil equipamentos nos próximos meses, com uso intensivo de tecnologia.
O prefeito explicou que o novo plano inclui a utilização de armamento pesado, como fuzis, além de viaturas blindadas, do tipo “caveirão”, para atuação em áreas consideradas de risco. A estratégia busca a retomada do controle estatal em regiões onde há influência do crime organizado.
“Território foi feito para ser ocupado pelo Estado Democrático de Direito, não pela bandidagem. Bandido que entrar nas articulações do Estado… vai para a vala”, afirma Quaquá em um outro momento do vídeo. Além do investimento em tecnologia e equipamentos, Quaquá anunciou que haverá um plano de cargos e salários para a valorização dos agentes da Guarda Municipal.
O secretário de Ordem Pública, coronel Júlio Veras, endossou as palavras do prefeito e destacou a postura da administração municipal no combate à criminalidade. “Prefeito que tem coragem enfrenta o crime de cara. Aqui em Maricá não vai ser mole para o crime. Nós já somos referência no estado e seremos para o Brasil”, disse. Ainda conforme Quaquá, o plano completo deverá ser implantado em até um ano e Maricá passará a ter “a melhor guarda e a melhor segurança pública do país”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: