TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Rogério Correia faz alerta contra o negacionismo e denuncia: ‘Romeu Zema quer a privatização da água’ (vídeo)

    O parlamentar destacou a importância do Água para Todos. Já o governo mineiro pretende privatizar a companhia de saneamento do estado

    Rogério Correia (à esq.) e Romeu Zema (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados | Gil Leonardi/Imprensa MG)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fez um alerta nesta sábado (22) contra o negacionismo e denunciou a tentativa do governo mineiro, Romeu Zema (Novo), em privatizar a Copasa - Companhia de Saneamento de Minas Gerais. O parlamentar destacou a importância do Água Para Todos, programa que, segundo o governo Lula (PT), terá investimento de R$ 30,8 bilhões até 2026. 

    O Água para Todos foi incorporado ao Novo PAC. Relançado em 2023, o Programa de Aceleração do Crescimento prevê R$ 1,7 trilhão de investimento em todos os estados brasileiros e em várias áreas da economia. 

    “As águas no Brasil e no Mundo estão ameaçadas pelos negacionistas que não acreditam em crise climática e continuam desrespeitando o Meio Ambiente”, afirmou Correia. “Hoje no Dia Mundial da Água e estive presente no ato em defesa das águas e da Copasa, que continua na lista, do governador Romeu Zema, para ser privatizada”.

    Em fevereiro, por exemplo, o governador mineiro disse que pretende privatizar quatro companhias estatais ainda em 2025. Uma delas é a Copasa. As outras seriam  a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

    "Nossa intenção é privatizar as empresas. Vamos conseguir muito provavelmente este ano", afirmou Zema, durante palestra na Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

    O parlamentar do PT-MG é presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Criada em 1904, a CFT exerce o controle orçamentário e financeiro das propostas em tramitação na Câmara que têm impacto sobre receitas ou despesas públicas. 

    O colegiado verifica a compatibilidade das propostas com a Constituição e a legislação fiscal, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Propostas consideradas inadequadas orçamentariamente podem ser arquivadas pela comissão – esse poder é chamado de terminativo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados