HOME > Sudeste

Tabata registra queixa-crime na Justiça por deepfake eleitoral

Imagens criadas com inteligência artificial mostram o rosto da deputada em corpos com poses sensuais

Tabata Amaral (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A deputada federal Tabata Amaral (PSB), candidata à prefeitura de São Paulo, anunciou que apresentou queixa-crime à Justiça Eleitoral por causa da propagação de montagens deepfake com o seu rosto, informa a Folha de S. Paulo. As imagens foram criadas com inteligência artificial e mostram Tabata em corpos com poses sensuais.


Segundo a deputada, as imagens foram criadas para desmoralizar e desincentivar sua campanha eleitoral. "Sou muito mais forte do que algumas pessoas pensam e nem dei um segundo de atenção para essas imagens", disse. Tabata também afirma não saber quem fez as imagens e não pode fazer acusações sem provas. Espero que a Justiça nos próximos dias possa dizer quem é que fez as imagens e possa penalizar".

A queixa-crime enviada pela defesa de Tabata incluiu pelo menos duas montagens com o rosto da candidata. Uma foi publicada no X (antigo Twitter), que está suspenso no Brasil e a outra foi postada em um fórum. Em um dos posts, a imagem é acompanhada pelo comentário de um usuário que diz "o que a Tabata Amaral não faz para ganhar um eleitor".

"Tabata foi vítima de peças de desinformação produzidas com recursos gráficos destinadas tão somente a aviltar sua honra e disseminar mentiras entre os eleitores de São Paulo", diz a equipe jurídica da deputada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados