Tarcísio atribui incêndios no interior de São Paulo a fatores climáticos
Governador descartou ação coordenada entre os responsáveis por incêndios no interior do estado
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atribuiu nesta segunda-feira (26) os incêndios que atingiram o interior do estado a uma série de fatores climáticos, resultando no bloqueio de rodovias, suspensão de aulas e riscos à saúde da população. Ele também negou uma ação coordenada entre os responsáveis.
"Tivemos casos pontuais em que efetuamos prisões de pessoas que estavam fazendo fogo, em Ribeirão Preto, Batatais e em Guaraci", disse o governador. "Até aqui não conseguimos constatar nenhum tipo de relação entre essas pessoas, ou envolvimento coordenado", afirmou. As declarações foram citadas pela Folha de São Paulo.
Citando as cidades de Pitangueiras e Bauru, Tarcísio listou uma série de fatores climáticos que agravaram a situação. "Estamos em uma situação muito severa de estiagem, situação que já vinha comprometendo safras, temos municípios em situação de emergência, com racionamento de água".
"Aí teve uma combinação de fatores explosiva: baixíssima umidade do ar, que bateu na casa dos 17%, altas temperaturas, acima dos 30 graus, e ventos muito fortes", disse. "O fato é que tivemos essa situação complexa e que tomou proporção gigantesca."
A Polícia Civil disse que está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas.
O governo federal, por meio das Forças Armadas, enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, para ajudar no combate às queimadas.
Nesta segunda-feira, não há focos ativos de incêndio, mas 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: