HOME > Sul

“A Fafen não deveria ter sido fechada, não tem explicação”, diz Lula

A fábrica localizada no Paraná foi fechada em março de 2020 e era a única produtora de ureia do país, um insumo básico para a produção de fertilizantes

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (15) à Rádio T, do Paraná, antes de participar da cerimônia de reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada no município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

A fábrica foi fechada em março de 2020 e era a única produtora de ureia do país, um insumo básico para a produção de fertilizantes. Além disso, o fechamento da fábrica resultou na perda de emprego para mil trabalhadores.

O presidente destacou a falta de justificativa para o fechamento da Fafen. “Não tem explicação. Uma fábrica de fertilizantes, em um país com um potencial agrícola gigantesco, e em um estado como o Paraná, que tem uma produção agrícola muito forte. Parar a produção de fertilizantes é algo impensável.”

“O Brasil não pode continuar importando 90% dos insumos que precisamos para que nossa agricultura tenha o potencial que tem hoje. Estamos recuperando isso, vamos inaugurar a Fafen e fazer um investimento muito pesado para que ela possa gerar até 2 mil empregos. Vamos investir R$ 4,5 bilhões na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) para que ela possa produzir e refinar com muito mais qualidade.”, acrescentou.

Lula ainda ressaltou que o governo está “fazendo muita coisa no Paraná”. “Só no PAC do Paraná, estão previstos R$ 69,5 bilhões”, indicou o presidente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados