“Chuva preta” é registrada em 22 cidades de Santa Catarina
Segundo autoridades catarinenses, o fenômeno é resultante das queimadas na Amazônia
247 - A Defesa Civil de Santa Catarina registrou nesta sexta-feira (13) a "chuva preta”. O fenômeno ocorre quando a fuligem, trazida pelas correntes de ar, se mistura com as gotas de chuva e forma a chuva carregada de fuligem. De acordo com as estatísticas, 22 cidades catarinenses registraram a ocorrência climática. Entre as localidades afetadas estão Maravilha, Bom Jardim da Serra, Florianópolis, São José, Rio do Sul, Chapecó, São Miguel do Oeste, Belmonte, entre outras.
Em comunicado, a Defesa Civil catarinense afirmou que, no contexto atual, a chuva preta é resultante das queimadas na Amazônia. A situação de emergência afeta 330 mil pessoas nos municípios da Amazônia Legal, na pior seca enfrentada pela região em 45 anos. A região é formada por nove estados - Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Essa vegetação nas unidades federativas mencionadas representa mais de 5 milhões de quilômetros quadrados (Km²), cerca de 60% do território brasileiro.
O Monitor do Fogo Mapbiomas informou nesta quinta (12) que os incêndios atingiram 11,39 milhões de hectares no Brasil de janeiro a agosto de 2024. Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo somente no mês de agosto, o que representou 49% do total deste ano.
Orientações da Defesa Civil:
Para se proteger, a Defesa Civil recomenda que a população:
– Mantenha portas e janelas fechadas, evitando a entrada de fumaça nas residências;
– Evite atividades físicas ao ar livre enquanto houver indícios de fumaça no ar;
– Hidrate-se constantemente, bebendo muita água para manter o sistema respiratório saudável;
– Fique atento aos sinais de desconforto respiratório e procure atendimento médico caso necessário.
Avisos e Alertas da SDC:
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: