HOME > Sul

MetSul: chuva preta pode atingir o RS neste final de semana

O fenômeno climático pode ocorrer como uma consequência do avanço de uma frente fria

Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) limpa Porto Alegre após enchente (Foto: Julio Ferreira/PMPA)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sul 21 - Segundo alerta da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul pode ser atingido pela chamada chuva preta neste final de semana. O fenômeno climático pode ocorrer como uma consequência do avanço de uma frente fria que trará chuva ao estado e da grande quantidade de fuligem suspensa na atmosfera devido a uma pluma de fumaça resultante das queimadas na Bolívia e na Amazônia brasileira, que está avançando até o Sul do Brasil.

Neste final de semana, a frente fria que avança pelo RS trará chuva para quase todas as regiões do estado. Porém, segundo a MetSul, as precipitações devem vir com baixos volumes e tendem a ser irregulares, o que gera a possibilidade de que o tempo mude em diversos locais sem registro de precipitação.

Além disso, está prevista a ocorrência de um ciclone extratropical no Rio da Prata, que, associado a essa frente fria, trará chuva neste sábado para áreas do Oeste, Sul e Centro do estado. No domingo (1º), a chuva deve ocorrer em pontos das regiões Centro e Norte do RS.

Diante desse cenário de instabilidade e da grande quantidade de fumaça presente na atmosfera devido às queimadas registradas nos últimos dias na Bolívia e na Amazônia, a MetSul alerta que não pode afastar a ocorrência de chuva preta com precipitação de fuligem em diferentes cidades do estado. “Com isso, não será surpresa alguma que piscinas, baldes e outras superfícies fiquem com a água escura ou preta como consequência da precipitação de fuligem, ou mesmo que veículos na rua apresentem manchas como se fosse poeira, tal como se viu dias atrás em São Paulo”, afirma a MetSul.

A chuva preta ocorre quando a fuligem, juntamente com outras partículas contaminantes presentes na atmosfera, se misturam com a umidade e precipitam sob a forma de chuva. Apesar de não necessariamente possuir cor preta, esse fenômeno indica altos níveis de poluição, normalmente ocorrendo em áreas industriais, de queimadas ou de grande quantidade de queima de combustíveis fósseis.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados