“Cidade virou um grande lago”, lamenta prefeito de Canoas (RS)
De acordo com o gestor municipal, 150 mil pessoas perderam tudo e o município recebeu até o momento 66 mil pedidos de resgate
247 - Com 150 mil pessoas evacuadas devido às enchentes, cerca de 43% da população da cidade precisou deixar suas casas. Em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito Jairo Jorge (PSD) descreveu a situação como caótica, com vastas áreas do município, principalmente na parte Oeste, submersas em água.
De acordo com dados oficiais, Canoas já recebeu 66 mil pedidos de resgate, refletindo a magnitude do desastre. “A cidade virou um grande lago. É um cenário de guerra”, declarou o prefeito. Com 97 abrigos de operação, a cidade enfrentou dificuldades na assistência às vítimas, especialmente com a perda de 19 das 27 unidades básicas de saúde e o colapso de três das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A tragédia afetou também a infraestrutura de apoio psicossocial, com os quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Pronto Socorro Municipal submersos. Jairo Jorge ressalta a necessidade urgente de ajuda permanente à cidade, estimando custos bilionários para restaurar Canoas à sua condição anterior.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: