Comportas serão reabertas após Guaíba atingir menor nível desde o início das cheias
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou que será possível reabrir as comportas 1 e 4 do sistema anti-cheias da cidade
247 - O nível do Guaíba atingiu na manhã desta terça-feira (28) valores próximos à cota de inundação, que é de 3 metros. Segundo o MetSul Meteorologia, a régua TideSat apontou que as águas estão a 3,06 m, enquanto a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) marcou 3,7m. Com a melhora na situação, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou que será possível reabrir as comportas 1 e 4 do sistema anti-cheias da cidade para auxiliar o escoamento da água de volta para o leito.
As marcações de hoje apontam que as águas atingiram o menor nível desde o início do mês, quando a enchente começou em Porto Alegre. Segundo a SEMA, o maior nível foi registrado no dia 6, quando o Guaíba atingiu 5,33 metros. Já a régua TideSat apontou que o pico foi de 5,15 metros. Ambas as marcações apontam que a cheia supera a enchente histórica de 1941, quando as águas chegaram ao nível de 4,71 metros.
A queda no nível do Guaíba já tem efeitos em alguns bairros de Porto Alegre. No Centro, ruas com a Júlio de Castilhos, que estava completamente inundada, amanheceram secas. O cenário tende a melhorar nos próximos dias com a previsão de tempo seco ao longo do mês de junho.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: