Conheça os juízes do TRE-PR que atuarão nas ações contra Moro
Julgamento marcado para começar hoje terá duas ações que podem levar à cassação do mandato de Sergio Moro, acusado de abuso de poder econômico e outros ilícitos eleitorais
247 - O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) dá início, nesta segunda-feira (1), ao julgamento de duas ações que podem resultar na cassação do mandato do ex-juiz e senador Sergio Moro (União). As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) acusam Moro de abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação e caixa dois durante a campanha eleitoral de 2022, podendo, em caso de condenação, torná-lo inelegível por até 8 anos.
O TRE-PR designou três sessões para a análise do caso. A primeira, marcada para hoje, será conduzida pelo relator do processo, desembargador Luciano Falavinha. Durante a sessão, Falavinha apresentará a ação, seguido do parecer do Ministério Público, e dará início à leitura de seu voto. Posteriormente, os demais desembargadores iniciarão a análise das ações.
O Tribunal é composto por sete membros, e cada um apresentará seu voto e justificará sua decisão. Para a cassação e inelegibilidade de Moro, é necessário que a maioria o considere culpado pelos ilícitos eleitorais.
A composição da Corte que julgará Moro, de acordo com o Metrópoles, é a seguinte:
Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson (Presidente): Assumiu o cargo em fevereiro deste ano e tem mandato até janeiro de 2026. Bengtsson é responsável por colocar os casos em julgamento.
Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza (Relator): Substituto do TRE-PR desde julho de 2023, com mandato até julho de 2025. Falavinha assumiu a relatoria em 2023 devido à suspeição do desembargador Fernando Wolff Bodziak.
Desembargador Anderson Ricardo Fogaça (Juiz de Direito Efetivo): Nomeado em julho de 2023, Fogaça é juiz de direito efetivo do TRE-PR, com mandato até julho de 2025.
Desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz (Juiz de Direito Efetivo): Membro efetivo da Corte desde julho de 2023, com mandato até julho de 2025.
Desembargador Julio Jacob Junior (Classe de Advogado Efetivo): Iniciou seu mandato em maio de 2023, com término previsto para 2025. Jacob Junior é membro da classe de advogados e possui vasta experiência na área eleitoral.
Desembargador José Rodrigo Sade (Classe de Advogado Efetivo): Nomeado em março de 2024, Sade assumiu a vaga no TRE-PR após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Desembargadora Claudia Cristina Cristofani (Juíza Federal Efetiva): No TRE-PR desde junho de 2022, seu mandato vai até junho de 2024. Cristofani é desembargadora Federal no TRF4.
O julgamento envolve duas Aijes, uma movida pelo Partido Liberal (PL) e outra pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: