HOME > Sul

Depósito de editora gaúcha alaga com 900 mil livros em Porto Alegre (RS) e diretor chama situação de "apocalipse"

Estima-se que a perda inicial seja de 30 mil a 40 mil livros

Enchente em Porto Alegre (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A editora gaúcha L&PM teve a estrutura de trabalho comprometida após fortes chuvas terem causado alagamentos em Porto Alegre (RS), cidade sede da operação. De acordo com o diretor da empresa, Ivan Pinheiro Machado,  a equipe não tem acesso ao escritório da editora nem ao depósito de livros, localizado próximo ao aeroporto Salgado Filho.

"São 49 anos de trabalho, 900 mil livros no estoque, mais de 2.000 títulos ativos, e ainda não sei quanto vamos perder porque não consigo entrar no depósito. Só chego lá de barco", disse.

Estima-se que a perda inicial seja de 30 mil a 40 mil livros, considerando que a água atingiu cerca de um metro de altura no depósito. “Mas hoje a água já subiu de novo. E o papel é sensível à umidade, fica ondulado. Sem falar nos 40 computadores, no sistema financeiro. Faz dez dias que não consigo faturar uma nota fiscal."

Machado diz que a situação na editora é de “apocalipse”, reconhecendo ainda que existem pessoas em contexto "muito pior" no estado. Como lançamentos recentes da empresa continuam sendo vendidos através de uma distribuidora, ele também não considera no momento pedir doações para lidar com um prejuízo que ainda não pode ser calculado. (Com informações da Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados