TV 247 logo
    HOME > Sul

    Lula volta ao RS nesta quarta-feira para anunciar novas medidas de auxílio à população afetada pelas chuvas

    Anúncio estava previsto para esta terça-feira, no Palácio do Planalto, mas Lula optou por fazer o pronunciamento em Porto Alegre

    Governador Eduardo Leite se reúne com o presidente Lula para articular ações emergenciais no Rio Grande do Sul (Foto: Maurício Tonetto/Secom/GOVRS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou o anúncio de medidas destinadas à população do Rio Grande do Sul, que tem sido duramente afetada pelas chuvas que assolam o estado. Inicialmente programado para a tarde desta terça-feira (14) no Palácio do Planalto, o pronunciamento deverá ser feito na quarta-feira (15, )em Porto Alegre. As novas medidas devem incluir a concessão de um voucher de R$ 5 mil para cerca de 100 mil famílias atingidas diretamente pelas inundações, para que elas possam começar a reconstruir suas casas.

    Interlocutores do governo ouvidos pela Folha de S. Paulo indicam que a mudança de local tem como intuito estreitar os laços entre o governo federal e a população gaúcha, após dois eventos anteriores terem sido realizados em Brasília. Oficialmente, o Palácio do Planalto atribui o adiamento à intenção do presidente de convidar representantes dos demais Poderes para o anúncio.

    O anúncio das novas medidas estava originalmente agendado para esta tarde, após uma reunião ocorrida no Palácio do Planalto entre ministros ligados ao assunto e o presidente Lula. “A previsão é que os ministros voltem a se reunir na parte da tarde”, destaca a reportagem.

    Na segunda-feira (13), durante uma reunião virtual com o governador Eduardo Leite (PSDB).Lula já havia manifestado o desejo de voltar ao Rio Grande do Sul. Na ocasião, ele anunciou a suspensão do pagamento da dívida estadual que o estado tem com a União por um período de três anos.

    Ainda segundo a reportagem, Lula também já havia se queixado que se encontrava distante da população gaúcha. Ele esteve duas vezes no Rio Grande do Sul desde o início das inundações, em Santa Maria e Porto Alegre, mas basicamente sobrevoou as áreas atingidas e esteve com autoridades. Apenas a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, teve agenda mais próxima da população, entregando donativos e visitando abrigos.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados