Deputado bolsonarista indica associação de extrema-direita para doações a vítimas de enchentes no RS
"Instituto Harpia Brasil – Asas da Ação e Liberdade" é uma associação civil com orientação de extrema-direita sediada em Goiás
247 - O deputado federal bolsonarista Luciano Zucco (PL-RS) utilizou suas redes sociais para lançar um apelo por doações destinadas às vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em um vídeo compartilhado, ele fornece como meio de contribuição o PIX associado ao CNPJ do Instituto Harpia Brasil – Asas da Ação e Liberdade. No entanto, segundo informações do portal Sul 21, esta é uma associação civil com orientação de extrema-direita sediada em Goiás.
O deputado afirma no vídeo que o instituto “está arrecadando recursos para ajudar as defesas civis dos municípios do Rio Grande do Sul”. Mas Zucco não menciona a campanha de arrecadação em andamento conduzida pela Defesa Civil Estadual.
A comunidade de leitores na rede social X acrescentou uma nota à postagem afirmando que o Instituto Harpia Brasil é “ligado ao movimento Invasão Zero, que organizou um ataque com milícia rural contra o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe na Bahia, resultando na morte da pajé Maria de Fátima Muniz Andrade, a Nega Pataxó”.
SAIBA MAIS - Subiu para 75 o número de mortes causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da última semana e ainda existem 103 pessoas desaparecidas, informou a Defesa Civil estadual no início da tarde deste domingo.
As chuvas, que provocaram cheias em rios em várias regiões do estado, além do colapso de barragens, destruição de estradas e pontes e afetaram os serviços de fornecimento de água, energia elétrica e de serviços de telefonia para centenas de milhares de pessoas também deixaram mais de 80 mil desalojados e afetaram, até o momento, mais de 780 mil pessoas em mais de dois terços dos 497 municípios do estado, segundo a Defesa Civil. (Com informações da Reuters).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: