Deputados estaduais do Paraná aprovam em 1º turno projeto que terceiriza a gestão de escolas públicas
Manifestantes ocuparam a Assembleia Legislativa e fizeram duras críticas ao projeto
247 - Deputados estaduais do Paraná aprovaram nesta segunda-feira (3), por 39 votos a 13, em primeiro turno, o projeto de lei do governo estadual que propõe terceirizar a gestão de escolas públicas.
Manifestantes ocuparam a Assembleia Legislativa e, por consequência, os integrantes da Mesa Diretora da Casa analisaram a pauta em sessão remota, de forma virtual.
Parlamentares da oposição ao governador Ratinho Junior (PSD) apresentaram um requerimento para que o projeto fosse retirado de pauta por uma sessão. O pedido foi negado por 39 votos contra e 11 a favor.
O deputado Requião Filho, líder da oposição, destacou a falta de transparência e a pressa indevida na aprovação do projeto.
"O projeto é tão ruim que os deputados do governo resolveram fazer sessão remota, para não ter que encarar a opinião pública de frente, foi uma vergonha," criticou ele.
Da sua parte, o deputado Renato Freitas afirmou que aqueles que aprovaram a proposta dificilmente já pisaram em alguma escola pública.
"Essa iniciativa só pode vir de um tipo de gente que, infelizmente, povoa a Assembleia: pessoas que nunca estudaram na escola pública nem nunca foram terceirizados. Eles que não conhecem nem a escola e nem os trabalhadores da educação, muito menos os estudantes de escola pública. Eles veem na escola uma fonte de enriquecimento ilícito", disse.
Foram 13 votos contrários ao Projeto de Lei nº 345/2024:
- Ana Júlia (PT)
- Arilson Chiorato (PT)
- Antenor (PT)
- Goura (PDT)
- Luciana Rafagnin (PT)
- Professor Lemos (PT)
- Renato Freitas (PT)
- Requião Filho (PT)
- Cristina Silvestre (PSDB)
- Evandro Araújo (PSD)
- Mabel Canto (PSDB)
- Ney Leprevost (União Brasil)
- Tercílio Turini (MDB)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: