TV 247 logo
    HOME > Sul

    'Repique' pode fazer Rio Guaíba retornar ao seu nível máximo e dificultar escoamento da água no RS

    Previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS aponta possível elevação de 20 centímetros no nível do rio com previsão de chuvas intensas e vento sul forte

    (Foto: Diego Vara/ Reuters )

    247 - O Rio Guaíba, protagonista das recentes inundações na capital gaúcha, pode estar prestes a subir novamente neste fim de semana, em um "repique". De acordo com um modelo elaborado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a previsão de fortes chuvas nos próximos cinco dias sugere a possibilidade de o rio atingir novamente a marca dos cinco metros. Além disso, especialistas apontam que, caso se confirmem os ventos fortes, uma elevação adicional de aproximadamente 20 centímetros é esperada, destaca reportagem do jornal O Globo.

    O IPH trabalha com projeções de mais de 200 mm de chuva entre esta sexta-feira (10) e domingo (12) em diversas regiões do Rio Grande do Sul, abrangendo as bacias do Guaíba e Taquari-Antas. Isso poderia elevar o nível da água para cerca de 5,35 metros, repetindo o pico registrado no último domingo (5). Ainda assim, há uma previsão de ventos mais intensos, que podem ultrapassar os 50 km/h na Lagoa dos Patos entre domingo e segunda-feira (13). Esse vento forte, soprando na direção do Guaíba, dificulta o escoamento da água para a lagoa.

    Segundo observações hidrológicas e específicas do IPH, apesar da previsão de chuvas para os próximos dias, os afluentes do Guaíba apresentam uma redução lenta em seus níveis elevados, como nos rios Jacuí, Sinos e Gravataí, ou moderadamente, como no rio Taquari. Nas últimas 24 horas, foram registradas precipitações de 10 a 20 mm em algumas partes do estado, chegando a 40 mm na região sul.

    No entanto, caso as chuvas não se confirmem, a tendência é de uma redução gradual, ainda mantendo o nível do Guaíba acima dos 4 metros por mais de uma semana. O professor Gino Gehling, do IPH, apresentou uma pesquisa decrescente que a cheia de 1941 levou 32 dias para que o rio voltasse ao nível de três metrosModelo do IPH aponta possível elevação adicional de 20 centímetros com previsão de chuvas intensas e vento sul forte

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados