Governador do Rio Grande do Sul pede adiamento do "Enem dos Concursos" devidos às fortes chuvas
Ministério de Gestão e Inovação disse acompanhar a situação e que avalia a viabilidade de realizar o concurso programado para este domingo (5)
247 - As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul levaram o governador Eduardo Leite (PSDB) a anunciar que irá solicitar o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) no estado. O CNU, conhecido como o "Enem dos concursos", está programado para ocorrer no próximo domingo (5) em todo o Brasil.
Já o Ministério de Gestão e Inovação informou estar acompanhando de perto a situação das chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul e que a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) está sob avaliação diante das condições climáticas adversas.
Leite expressou preocupação com a viabilidade do concurso devido às condições climáticas adversas que atingem o estado. "Vamos recomendar ao governo federal que seja contornada essa situação. Esse concurso ficou completamente inviabilizado nos próximos dias, no final de semana, para a população gaúcha. Nós vamos solicitar que seja encaminhado algum tipo de solução para o CNU", disse Leite nesta terça-feira (1), de acordo com o Metrópoles.
Leite disse, ainda, que não possui uma solução específica em mente, mas enfatizou que a população gaúcha não deve ser penalizada devido às mudanças climáticas. "Não tenho condições de avaliar qual. Mas tenho confiança de que será dada alguma solução pelo governo federal para não punir a população gaúcha que pretendia participar do concurso e que vai ter restrições por conta das condições climáticas", ressaltou o governador.
Na quarta-feira, o Ministério da Gestão e Inovação informou que uma equipe está monitorando a situação no Rio Grande do Sul para avaliar a viabilidade de realizar o concurso conforme programado. Além disso, estão em diálogo constante com as autoridades locais para tomar as medidas necessárias.
“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que a organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais. Qualquer alteração logística necessária nas cidades atingidas por chuvas será anunciada pelo Ministério da Gestão”, disse o ministério por meio de nota.
Segundo o último boletim divulgado pelo governo gaúcho, até as 18h da quarta-feira (horário de Brasília), 114 cidades foram atingidas pelas chuvas. O número de pessoas desalojadas chega a 3.416, enquanto o de mortos é de 10. No total, 19.110 pessoas foram afetadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2), acompanhado por uma equipe de ministros e assessores. A visita visa avaliar de perto os estragos causados pelas chuvas e discutir possíveis medidas de apoio e assistência às vítimas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: