TV 247 logo
    HOME > Sul

    Governo federal libera rodovias para garantir abastecimento do RS

    Prioridade é a liberação ágil de trechos essenciais para assegurar o fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível

    Enchente no Rio Grande do Sul (Foto: Concresul/Divulgação)

    O governo federal desenvolveu um plano emergencial para restabelecer o fluxo viário em rotas estratégicas no Rio Grande do Sul. O objetivo é impedir o desabastecimento de itens essenciais para a população do estado após fortes chuvas atingirem mais de 400 municípios e gerarem enchentes em todas as regiões.

    Para a desobstrução das vias, são utilizados maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, guindastes e caminhões, com cerca de 200 equipamentos e 600 homens atuando diretamente. Um dos trechos liberados é o da BR 290, que liga Porto Alegre à fronteira com a Argentina, e por onde passa 30% do comércio internacional do país. 

    Já estão liberados também trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas.

    Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), se trata de um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas nas próximas 48 horas. "Esses caminhos assistenciais, como estamos chamando, são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento", informou.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados