Governo federal quer usar sete aeroportos regionais para restabelecer voos no RS
O plano envolve a operação de 150 voos semanais
247 - O Ministério de Portos e Aeroportos, comandado por Silvio Costa Filho, prepara um plano com o objetivo de restabelecer voos comerciais no Rio Grande do Sul. O plano envolve a operação de 150 voos semanais. De acordo com o titular da pasta, representantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estudam trabalhar com sete aeroportos regionais no estado como alternativa ao de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado por causa das enchentes.
"Estamos trabalhando nessa proposta e esperamos que até amanhã a gente anuncie ao país", afirmou Costa Filho nesta terça-feira (7), de acordo com relatos publicados no jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com números divulgados por autoridades gaúchas, pelo menos 95 pessoas morreram desde o último dia 29 por conta dos temporais. Há 207,8 mil pessoas fora de suas residências - são 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados (morando em casas de familiares ou amigos). O estado tem 401 das suas 497 cidades com problemas por causa dos temporais. Cerca de 1,4 milhão de pessoas foram atingidas.
O titular da pasta informou que cinco voos comerciais chegarão ao município de Canoas (RS) na quinta-feira (9) para, num primeiro momento, levar remédios e alimentos para as pessoas afetadas pelos temporais. Na sexta-feira (10), a previsão é que outros cinco voos ao estado para transportar turistas que ficaram presos no Rio Grande do Sul.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: