TV 247 logo
    HOME > Sul

    Governo Lula quer contratar estudo sobre construção de canal na Lagoa dos Patos

    Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que irá contatar empresa alemã responsável pela construção dos diques no estado na década de 60

    Pelotas (RS) atingida pelas águas da Lagoa dos Patos (Foto: Michel Corvello (divulgação))

    247 - O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) afirmou à Folha de São Paulo que o governo federal que contratar um estudo sobre a eventual construção de um canal para drenar a lagoa dos Patos, onde desembocam as águas do Guaíba e de boa parte dos rios que causaram as enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, também serão feitos diagnósticos das obras necessárias para recuperar os municípios atingidos pelas cheias.

    Renan também especificou estudos para a realização de duas obras: uma com foco na contenção de águas na Serra, antes de desembocar no Guaíba, e outra nos diques de Porto Alegre e Região Metropolitana. O governo irá contatar a Agência de Desenvolvimento Alemã, responsável pela construção dos diques no estado na década de 60, para verificar o interesse no trabalho. Caso o órgão não queira realizar a pesquisa, será aberta uma concorrência internacional para empresas brasileiras e estrangeiras.

    "Até o final do mês de maio vamos estabelecer o termo de referência. Antes [de abrir a concorrência internacional], vamos fazer contato com a agência alemã porque foi ela que fez os projetos originais dos diques de Porto Alegre. Se ela desejar realizar os estudos, é relevante porque ela tem conhecimento técnico, já fez da outra vez", explica Renan Filho.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados