Governo federal investigará falhas nos diques de contenção no Rio Grande do Sul, anuncia Renan Filho
Segundo o ministro dos Transportes, o governo também vai estudar possibilidades de obras para favorecer o escoamento da Lagoa dos Patos até o oceano
247 - O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou uma investigação sobre as falhas nos diques de contenção de lagos e rios no estado do Rio Grande do Sul. Em declarações à imprensa, o ministro destacou que as estruturas, sob a jurisdição municipal, aparentemente careceram de manutenção ao longo do tempo, além de não terem sido adaptadas aos novos modelos de crescimento urbano. "Vamos investigar por que os projetos não funcionaram. Parece que faltou manutenção ao longo do tempo. Mas também é preciso adequá-los ao crescimento das cidades, aos novos bairros, verificar o que precisa ser feito para que eles sejam efetivos em casos de enchentes", afirmou Renan Filho, segundo o jornal O Globo.
O governo federal também está considerando a possibilidade de uma obra para o escoamento da Lagoa dos Patos até o oceano. No entanto, o ministro ressaltou que essa solução poderia implicar em impactos ambientais, como o desmatamento de áreas locais. "Vamos contratar um estudo amplo, que vai verificar a possibilidade de conter a água ainda na Serra Gaúcha, fazer estudo dos diques que há em Porto Alegre, e verificar caminhos para ampliar a drenagem da Lagoa dos Patos. A solução técnica, quem vai dar, é a engenharia e o meio ambiente. Vamos primeiro estudar a viabilidade de obras, para depois executá-las", explicou.
O anúncio do governo, feito na quarta-feira (15), durante visita ao Rio Grande do Sul, incluiu a situação da Lagoa dos Patos na lista de prioridades. O Executivo planeja reformular o sistema de proteção de cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre, com foco na retenção de água na Lagoa dos Patos e contenção das bacias contribuintes.
Questionado sobre a manutenção dos diques, o governo do Rio Grande do Sul afirmou que a responsabilidade recai sobre as prefeituras. Até o momento, a prefeitura de Porto Alegre ainda não se pronunciou sobre o assunto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: