Mais de mil horas de voo já foram destinadas ao resgate de vidas no Rio Grande do Sul
Na 9ª reunião da Sala de Situação, novas ações são balizadas e fake news identificadas. Nível de chuvas desta noite (13) é monitorado
247 - Desde o início das operações de socorro à população atingida pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, mais de mil horas de voo foram realizadas. A informação foi divulgada durante a 9ª reunião da Sala de Situação, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta segunda-feira (13).
O trabalho das equipes federais no estado segue sob a coordenação do comando militar do Sul. Segundo dados atualizados, as ações realizadas pelos militares de Exército, Marinha e Aeronáutica já resultaram no resgate de 66 mil pessoas e de oito mil animais domésticos.
Entretanto, em meio aos esforços de resgate, o General de Brigada Marcelo Zucco alertou para o impacto das fake news no trabalho das equipes. Notícias falsas têm circulado, prejudicando a eficiência das operações e colocando em risco a proteção e o salvamento de vidas. Zucco ressaltou que a propagação de desinformação tem interrompido as atividades das equipes, que são obrigadas a responder a informações fabricadas.
Em resposta a essa questão, o ministro Rui Costa reforçou o compromisso do governo federal em combater as notícias mentirosas. Medidas estão sendo tomadas para responsabilizar aqueles que espalham desinformação e atrapalham os esforços de socorro.
No que diz respeito aos desdobramentos meteorológicos, os dados apresentados na Sala de Situação indicam mais chuvas para a noite desta segunda e a madrugada de terça-feira (14). As condições climáticas estão sendo monitoradas continuamente para avaliar eventuais ações a serem tomadas no local.
Além das operações de resgate, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional aprovou 179 planos de trabalho apresentados pelos municípios afetados, representando um repasse de R$ 124 milhões. Outros 67 planos estão em análise, com um custo de R$ 97 milhões. A determinação do governo federal é analisar esses documentos em até 24 horas.
Para apoiar os esforços de socorro, doações internacionais estão sendo aceitas nos consulados, embaixadas ou delegações oficiais. Para países que fazem fronteira com o Brasil, o caminho para doações de pessoas físicas pode ser através de Alfândegas e Inspetorias da Receita Federal na fronteira terrestre.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: