MPF investiga Fraport por suposta fragilização do sistema de drenagem em Porto Alegre
Projeto original do aeroporto previa medidas para evitar sobrecarga no sistema de drenagem durante as chuvas, mas a Fraport supostamente não as executou
247 - O Ministério Público Federal (PF) está investigando uma denúncia do deputado estadual Matheus Gomes (Psol) contra a concessionária Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Gomes alega que a empresa fragilizou o Sistema de Contenção de Enchentes ao expandir o aeroporto, ignorando pareceres técnicos e normas de segurança. Segundo a denúncia, as obras realizadas pela Fraport comprometeram o sistema de drenagem da cidade, criando novos caminhos para a água da chuva e aumentando o risco de alagamentos na zona norte da cidade, especialmente após as inundações de maio de 2024. As informações são do UOL.
O projeto original previa medidas para evitar sobrecarga no sistema de drenagem durante as chuvas, mas a Fraport supostamente não as executou e ainda impediu a fiscalização das obras. Documentos do extinto Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da própria Fraport, obtidos pelo parlamentar, indicam que a administração do aeroporto estava ciente dos riscos de enchentes devido à localização próxima ao Rio Gravataí. Apesar dos avisos e das recomendações técnicas, a Fraport teria acelerado as obras e economizado no projeto para maximizar lucros, segundo Gomes.
Em resposta, a Fraport negou as acusações, afirmando que o sistema de drenagem foi devidamente autorizado e acompanhado pelas autoridades competentes. A empresa destacou que investiu R$ 170 milhões em um robusto sistema de micro e macrodrenagem, inaugurado em 2021, que atende às normas municipais e trouxe benefícios diretos à população do entorno. A Fraport também afirmou que os problemas de alagamento na zona norte de Porto Alegre são históricos e anteriores à sua gestão do aeroporto, iniciada em 2018. O MPF informou que a denúncia já foi distribuída a um gabinete e aguarda análise inicial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: