TV 247 logo
    HOME > Sul

    Paulo Pimenta: criamos um plano multiministerial para ajudar a população do RS

    De acordo com o ministro, 'o governo Lula trabalha para que a mobilização seja total em apoio ao Rio Grande do Sul'

    Ministros em reunião para discutir ações (Foto: Lucas Leffa)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou nesta quinta-feira (2) que integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão fazendo uma ação com representantes de vários ministérios para ajudar a população dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas. Pelo menos 31 pessoas morreram por conta dos temporais no estado.

    "Chegamos em Brasília e de imediato fomos cumprir o que o Presidente @LulaOficial determinou, que criássemos uma sala de situação multiministerial com plano de ação integrado de apoio ao Rio Grande do Sul. O @govbr trabalha para fazer valer a vontade do Presidente de que a mobilização seja total em apoio ao Rio Grande do Sul!", escreveu Pimenta em uma de suas redes sociais.

    O governador Eduardo Leite teve um encontro com o presidente Lula e uma equipe de ministros nesta quinta (2) na Base Aérea de Santa Maria, na Região Central do Estado. O chefe do Executivo gaúcho apresentou um panorama dos efeitos do evento meteorológico de proporções históricas que atingiu o Rio Grande do Sul e das ações de salvamento que estão em curso.

    Na reunião, como uma medida emergencial, ficou decidida a criação de uma Sala de Situação integrada, sob coordenação do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, para organizar as operações de resgate em todas as regiões atingidas.

    “Precisamos de todos os recursos técnicos e humanos para salvar vidas neste momento. Estamos testemunhando um desastre histórico, infelizmente. Os prejuízos materiais são gigantescos, mas nosso foco neste momento são os resgates. Ainda há pessoas aguardando o socorro”, disse Leite, que destacou as dificuldades meteorológicas ainda existentes, que retardam as operações.

    Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o governador também indicou a necessidade de suporte para as operações de atendimento assim que as condições permitirem. “Vamos precisar de apoio logístico para chegar às comunidades com abastecimento e auxílio com comida e remédios”, explicou Leite. “Os apelos que faço têm a ver com a angústia que sinto diante da situação do Estado.”

    Além do ministro da Secom e do presidente Lula, estiveram presentes no encontro os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades e Jader Filho.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados