Pimenta deve voltar à Secom após 4 meses no RS
Ministro estava à frente do Ministério da Reconstrução do RS, pasta criada por Lula em resposta às enchente no estado
247 - O ministro Paulo Pimenta (PT) deve reassumir em setembro a Secretária de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) após quatro meses atuando como ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, informa a Folha de S. Paulo. A secretaria com status de ministério foi criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma resposta às enchentes que atingiram o estado.
O retorno de Pimenta deve ocorrer no dia 12 de setembro, pouco antes do fim da vigência da medida provisória que criou a pasta. A extensão do prazo exigiria a abertura de uma negociação com o Congresso. Nesse contexto, o órgão deve ser transformado em uma secretaria subordinada à Casa Civil, incorporando os cargos constituídos no ministério extraordinário. A estrutura deve funcionar até o final do ano.
A nomeação de Pimenta como ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul recebeu críticas, principalmente de aliados do governador Eduardo Leite (PSDB). Na avaliação deles, a atuação do aliado de Lula poderia o fortalecer para pretensões eleitorais no estado em 2026. Atualmente, a Secom é comandada pelo jornalista Laércio Portela.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: