Prefeitura de Pelotas orienta moradores a deixarem suas casas
Autoridades preveem aumento do nível de água da lagoa dos Patos e do canal de São Gonçalo, que margeiam a cidade
247 - A Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul, orientou moradores de ao menos 14 pontos do município a deixarem suas casas nos próximos dias por conta do risco de enchentes. Autoridades preveem um aumento do nível de água da lagoa dos Patos e do canal de São Gonçalo, que margeiam a cidade. O Rio Grande do Sul está em emergência há mais de uma semana. As enchentes deixaram 90 mortos desde o último dia 29 e afetaram 362 dos 497 municípios gaúchos.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) divulgou um mapa com manchas vermelhas nos bairros que devem ser atingidos pelas cheias. De acordo com a chefe do Executivo municipal, foram realizados estudos com base na enchente histórica que afetou o estado em 1941.
"Naquele ano, a água chegou até a calçada do prédio da Alfândega, isso daria 2,90 metros [acima do nível]. A partir dessa projeção, fizemos parâmetros com réguas na lagoa dos Patos e no canal São Gonçalo", disse ela, acrescentando que a cheia aguardada para os próximos dias em Pelotas deve repetir os parâmetros de 1941 "com um pouco mais de intensidade". "Teremos 40 centímetros acima do limite de 1941".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: