Prefeito de Eldorado do Sul diz que cidade precisará ser totalmente evacuada
Os moradores do município estão sendo deslocados para as cidades de Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Gravataí, Porto Alegre e Guaíba
247 – O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas (PDT), anunciou nesta terça-feira (7) que a cidade está inundada e uma evacuação completa dos 40 mil habitantes será necessária.
Em entrevista à rádio Guaíba, Freitas destacou que o centro da cidade está completamente alagado e que a população está enfrentando uma série de dificuldades, incluindo falta de energia elétrica e aumento nos saques. Segundo o prefeito, outras cidades estão oferecendo abrigo aos moradores de Eldorado do Sul.
"Eu estou tentando agora transferir essas pessoas até para os municípios do litoral”, afirmou. “Alguns prefeitos da cidade do litoral me ofereceram abrigo, me ficaram de me mandar até ônibus. As coisas estão se encaminhando."
“Realmente vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo [de limpeza] da cidade. Porque a cidade está sem água, sem luz, e tomada pela água [das enchentes]”, continuou. “Vamos demorar pelo menos um ano para recuperá-la.”
Até o momento, seis cidades estão recebendo pessoas de Eldorado do Sul. São elas: Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Gravataí, Porto Alegre e Guaíba. O transporte está sendo realizado por helicópteros, ônibus e até caminhões. (Com informações de Uol).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: