TV 247 logo
HOME > Sul

Represa em Caxias do Sul (RS) pode romper a qualquer momento; prefeitura emite alerta para evacuação imediata

Diante do nível da água do reservatório, o aviso pede a evacuação da região

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, emitiu alerta no fim da madrugada desta quinta-feira, sobre o risco de ruptura da Represa Dal Bó, informa reportagem do jornal O Globo. Diante do nível da água do reservatório, o aviso pede a evacuação da região, com mais riscos de alagamento nos bairros de Fátima e Santa Catarina. Segundo informações nas redes sociais do Samae, falta de 10 a 15 centímetros para o transbordamento da barragem.

 O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais. 

“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, declarou o governador durante a coletiva de imprensa concedida no início da noite, em Porto Alegre.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (2/5) para dar apoio ao governo local no enfrentamento às consequências das fortes chuvas que castigam o estado. Até a noite desta quarta (1º/5), cerca de 4.500 pessoas estava desabrigadas ou desalojadas; 21 estavam desaparecidas e 10 morreram. 

Lula deve se encontrar com o governador Eduardo Leite (PSDB) e visitar áreas atingidas na região de Santa Maria. Os ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Goes (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) acompanham o presidente. Lula falou ao telefone com Eduardo Leite à noite e assegurou que não faltarão esforços e recursos do Governo Federal. As Forças Armadas convocaram 335 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica para atuar na região no socorro às populações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados