TV 247 logo
    HOME > Sul

    Rio Grande do Sul tem alerta máximo de novas chuvas

    Moradores da orla do Guaíba e do Vale do Taquari temem por mais destruição com a elevação dos rios e o aumento das chuvas

    Penitenciária Estadual de Charqueadas (RS) alagada após enchentes (Foto: Divulgação (Susepe))

    247 - O Rio Grande do Sul amanheceu sob um cenário de alerta máximo nesta segunda-feira (13), com os moradores das regiões ribeirinhas do Guaíba e do Vale do Taquari temendo a iminência de novas cheias. Segundo projeções da Defesa Civil, há a possibilidade de que o Vale do Taquari e as margens do Guaíba superem novamente o patamar de 5,5 metros nas próximas 24 horas, desencadeando uma nova onda de inundações históricas. Gabriel Souza alertou em entrevista à Globonews que a população deve se preparar para enfrentar possíveis danos adicionais, declarando: “Temos de contar com a possibilidade de ter mais destruição nas próximas horas”.

    O governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo durante coletiva de imprensa realizada hoje, instando os moradores das cidades de Rio Grande, São Lourenço do Sul e São José do Norte, na zona sul do estado, a respeitarem os avisos de evacuação, caso necessário. O alerta é emitido devido à previsão de aumento das chuvas entre esta segunda-feira e quarta-feira.

    "Peço a todos que atendam aos alertas, saiam das áreas de risco e sigam os comunicados de evacuação de localidades que já foram atingidas e poderão ter agravamento do quadro nesses próximos dias", enfatizou o governador. "Pode haver repique nos rios que já foram afetados", alertou Leite, mencionando a elevação na Lagoa dos Patos e no Canal São Gonçalo.

    Conforme o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual, o número de vítimas fatais decorrentes das chuvas já totaliza 147, com 447 municípios impactados pelas enchentes. Mais de meio milhão de pessoas permanecem desalojadas, enquanto o estado ainda se recupera dos estragos causados por dois tornados associados à frente fria.

    Até o momento, 76 mil pessoas foram resgatadas, enquanto 127 indivíduos permanecem desaparecidos. Não há óbitos em investigação, embora 806 pessoas tenham sido feridas devido aos eventos climáticos adversos que assolam o estado.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados