TV 247 logo
    HOME > Sul

    Veja quem é o relator dos recursos no TSE pela cassação de Moro

    Floriano de Azevedo Marques é próximo ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, que também é alvo de ataques de políticos da extrema-direita

    Floriano de Azevedo Marques (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

    247 - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Floriano de Azevedo Marques vai ser o relator dos recursos do PT e do PL contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que rejeitou a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal em 2021 e que, agora, é acusado de abuso de poder nas eleições de 2022.

    O juiz do tribunal é próximo ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, de acordo com informações publicadas na Carta Capital. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Azevedo Marques em maio de 2023 para uma das duas vagas dos representantes da classe dos juristas.

    O ministro tem doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde é professor titular do Departamento de Direito do Estado. Marques dá aulas na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

    A decisão do TRE-PR foi oposta à do Ministério Público, que defendeu a cassação do mandato de Moro. Segundo o MP, "a lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral, porquanto aplicou-se monta que, por todos os parâmetros objetivos que se possam adotar, excedem em muito os limites do razoável".

    Não há uma data definida para o TSE analisar os recursos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados